3 sinais de que está na hora de mudar o nicho de mercado na venda direta

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Venda de recarga de celular

3 sinais de que está na hora de mudar o nicho de mercado na venda direta

3 sinais de que está na hora de mudar o nicho de mercado na venda direta

venda direta representante

Novas possibilidades têm mudado significativamente o mercado de vendas diretas. Algumas áreas estão bastante saturadas, mas já é possível observar revendedores que obtêm sucesso em outros segmentos ainda pouco explorados.

Confira neste artigo três sinais que reforçam ser o momento de mudar de nicho de mercado para incrementar suas vendas!

Por que determinados nichos de mercado estão saturados?

Trabalhar com vendas diretas tem se tornado uma opção cada vez mais acessível a diversas pessoas. Inúmeros fatores explicam isso, tais como o desemprego, a facilidade para adquirir itens e maiores opções de meios de pagamento, como as maquininhas de cartão de crédito.

Esse cenário é especialmente ruim para os vendedores, que passam a competir por preços e veem seus lucros caírem de maneira significativa.

É fundamental se preparar bem para enfrentar os desafios. Conhecer muito sobre os itens que você vende e ter uma gama diversificada de produtos a fim de atender diferentes tipos de necessidades de seus clientes tornou-se imperativo. Esteja atento aos sinais e saiba quando mudar de nicho:

1. Mudanças no comportamento dos consumidores

Existem alguns tipos de itens muito sazonais ou que representam algum tipo de moda. Um bom exemplo são os spinners, aquele brinquedo que você colocava entre os dedos e girava. É possível obter um bom faturamento com esses produtos assim que ganham fama, mas é preciso ficar de olho para não investir em estoque de algo que perderá seu valor em pouco tempo.

Além disso, há produtos que tiveram posições consolidadas, porém vêm sendo superados por novas opções com mais tecnologia ou utilidades. Até outro dia, toda casa tinha, pelo menos, um rádio-relógio. Hoje, a maior parte das pessoas tem utilizado essa função nos seus smartphones.

2. Preços muito baixos

Toda vez que determinado produto tem seu preço diminuído de forma consistente e duradoura, muito provavelmente a oferta superou a demanda. Isso pode acontecer porque há um excesso de empresas oferecendo o item no mercado ou porque as pessoas deixaram de se interessar por ele.

Veja, por exemplo, os DVDs, que já foram sonho de consumo e hoje são vendidos em promoções por grandes varejistas, com pouquíssimas opções, visto que é fácil encontrar conteúdo igual ou similar na internet.

3. Produtos que não atendem às dores da demanda

As pessoas estão cada vez mais conectadas e com mais acesso à informação. Muitos produtos que faziam sucesso apenas em determinados contextos, como nas cidades grandes, hoje são conhecidos pelo público em todo o país. Praticamente todas as pessoas, sobretudo jovens, possuem redes sociais e são influenciadas por certos padrões de consumo.

Então, um adolescente que antes comprava apenas as roupas disponíveis nas lojas de sua região, hoje quer vestir modelos semelhantes aos que seus ídolos ostentam nas suas contas do Instagram ou Facebook. Isso cria uma dificuldade grande para determinados produtos. Porém, por outro lado, faz surgir novas oportunidades.

Em quais mercados investir?

Neste ano de 2018 e como perspectiva para os próximos, alguns setores têm se destacado. Um deles é o de acessórios para celulares. Dados de 2016 do IBGE indicavam que 77,1% da população brasileira com mais de 10 anos de idade possuía pelo menos um aparelho.

O consumo desse tipo de dispositivo não para de crescer, sendo acompanhado pelos seus acessórios, que estão cada vez mais tecnológicos. Há capas protetoras de queda e riscos, luzes, espelhos e uma infinidade de outros itens. Ainda nesse nicho, destacam-se também as máquinas de recarga para celular.

Outro segmento interessante é o de suplementos alimentares. As pessoas demonstram cada vez mais interesse no mercado fitness e de preocupação com a saúde. Se deseja fazer esse tipo de revenda, não é necessária nenhuma formação específica, apenas o estudo e conhecimento dos produtos a fim de conseguir informar os compradores com assertividade.

Se você quer estar sempre atualizado e com ótimos níveis de faturamento, é importante ficar ligado e identificar novas oportunidades de nicho de mercado para a revenda.

Acompanhe as tendências e entenda as necessidades do público, especialmente aqueles com quem você já possui algum tipo de relacionamento. Lembre-se de sempre investir para diversificar sua carteira e estar sempre escapando de eventuais saturações.

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