Como aumentar vendas de micro e pequenas empresas em 2017?

0

Como aumentar vendas de micro e pequenas empresas em 2017?

Venda de recarga de celular

Aumentar vendas de micro e pequenas empresas não é tão difícil como pode parecer. Algumas estratégias de marketing vão te ajudar nessa tarefa.

Philip Kotler, o maior especialista em marketing do mundo, conceitua o termo assim:

(…) a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas.

Pensando nisso, é possível entender como o marketing pode aumentar as vendas de micro e pequenas empresas. Acompanhe!

Investir em marketing digital

Hoje, quando alguém precisa de alguma informação, logo acessa a internet e obtém respostas rapidamente. Nesse contexto, o marketing digital faz empresas se destacarem online e serem conhecidas e lembradas tanto na esfera digital quanto no mundo real.

Para que isso aconteça, você deve ter uma presença online forte, buscando levar valor aos potenciais clientes.

Uma farmácia, por exemplo, pode agregar valor aos consumidores dando dicas de saúde e prevenção em um blog.

Se um cliente acessa essas informações online algumas vezes, ele acaba solidificando a marca em sua cabeça. Quando precisar de algum medicamento, já saberá onde encontrar.

Criar promoções para aumentar as vendas

As promoções são descontos nos preços e, na maioria das vezes, têm o intuito de acabar com o estoque e elevar o capital de giro de uma forma rápida.

Outras vantagens de fazer promoções são a atração de novos clientes, o aumento de marketshare (grau de participação de uma empresa em um mercado) e o aumento do lucro global.

Com descontos, mais clientes são atraídos para o negócio e mais vendas são realizadas, o que leva a um aumento do lucro global apesar de a margem de lucro individual ser reduzida.

Estreitar as relações e fazer diferença na comunidade

Pequenos negócios podem estar participando de um mercado com muitos concorrentes, sejam focados em um bairro ou em uma cidade inteira.

Diante disso, para aumentar as vendas de micro e pequenas empresas é preciso se desprender da maioria e mostrar um diferencial.

Construir um bom relacionamento com as pessoas é um grande passo para isso. O bom atendimento é a estratégia a ser adotada.

Conhecer os clientes mais assíduos, demonstrar interesse em seus problemas e oferecer soluções, conhecer seus produtos para passar informações e evitar esperas são boas ações.

Fazer a diferença na comunidade também é um meio eficiente para fidelizar clientes e construir um bom relacionamento.

Um posto de combustível poderia investir esforços na conscientização sobre a correta manutenção dos veículos para evitar a poluição excessiva e, dessa forma, fazer diferença para a sociedade.

Considerar a diversificação do mix de produtos

A diversificação do mix de produtos é importante na estratégia de aumentar as vendas de micro e pequenas empresas porque ajuda na conquista de novos clientes e na fidelização dos clientes atuais.

A oferta de mais produtos atrai novos clientes, que a priori não buscam o seu produto principal. Contudo, ao conhecerem seu negócio, podem voltar para comprar quando precisarem de seus produtos principais. E você ainda ganha com a venda desses produtos diversificados, mesmo que este não seja o foco do negócio.

A diversificação também ajuda a fidelizar atuais clientes, pois concentra em um único local itens dos quais eles precisam. Assim, os consumidores vão mais vezes à sua loja e passam mais tempo nela, o que permite a construção de melhores relacionamentos.

Um ótimo exemplo para a diversificação do mix de produtos é a oferta de recargas para celular. Muitas pessoas buscam isso, o que atrai potenciais clientes e fideliza clientes atuais com novos produtos.

Seguindo esse tema de aumentar as vendas de micro e pequenas empresas, veja como melhorar a otimização de vendas do seu negócio!

 

maquina de recarga

maquina de recarga

Compartilhar.

Deixe o seu comentário