Comerciante, você conhece as principais diferenças entre SPC e Serasa?


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Diferenças entre SPC e Serasa?

Se você é comerciante certamente já ouviu falar — e provavelmente bastante! — sobre SPC e Serasa, as duas maiores empresas de consulta de crédito do mercado, certo? Pois essas instituições registram os dados dos consumidores, informando sobre níveis de inadimplência, dívidas ou até mesmo os limites sugeridos de crédito. Mas será que existe alguma grande diferença entre um e outro ou é tudo a mesma coisa, funcionando mais ou menos do mesmo jeito? Quer saber as respostas para essas questões? Então leia nosso post e descubra mais sobre o assunto:

SPC: do que se trata?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é formado por parcerias entre associações comerciais, de modo que os dados que fazem parte de tal cadastro estão principalmente relacionados às dívidas feitas no comércio. Mas o SPC também recolhe dados de prestadores de serviços, agências financeiras e de algumas redes bancárias, viu?

E a Serasa, o que é?

A Serasa foi criada em 1968, passando a ser chamada de Serasa Experian depois de ser comprada pela empresa irlandesa Experian. Como a empresa surgiu a partir de uma parceria entre associações bancárias, geralmente recebe os dados de consumidores que devem a essas redes financeiras e ao Banco Central do Brasil. Algumas organizações específicas também enviam informações sobre seus consumidores inadimplentes para a Serasa.

A negativação se dá nos dois cadastros ao mesmo tempo?

Tudo bem: o SPC trata de dívidas no comércio e a Serasa de dívidas bancárias. Mas o que acontece é que, se o consumidor for negativado em um deles, o outro automaticamente será informado sobre esse dado também. Assim, consultar apenas um deles geralmente é o suficiente para saber se aquele cliente pode ou não receber crédito em sua loja.

Como acontece a consulta?

A consulta, tanto no SPC quanto na Serasa Experian, pode ser feita pessoalmente ou por meio da internet. Para o consumidor de São Paulo que deseja saber sua própria situação, por exemplo, geralmente compensa mais realizar a consulta pessoalmente, que é gratuita. Já para consumidores de outros Estados e para você, comerciante que precisa consultar muitos cadastros diariamente, o jeito é comprar um plano de consultas on-line.

Como a negativação se dá?

Quando uma empresa — como uma loja, uma financeira ou um banco — solicita que seu nome seja incluído no SPC ou na Serasa, você tem o direito de receber um aviso. Esse aviso dá um prazo de 10 dias para que uma providência seja tomada. Caso o consumidor não consiga ou não queira resolver a pendência dentro desse prazo, aí sim seus dados são incluídos no cadastro da empresa de proteção ao crédito. Depois que seu nome é incluído no SPC e na Serasa, ele pode ficar lá por até 5 anos, tempo contado a partir da data de vencimento da dívida. Vale ressaltar que quando o nome do consumidor apresenta restrições ao crédito, nem mesmo a própria empresa que solicitou a inclusão do cadastro pode reverter a situação.

Agora que você entende melhor como funcionam o SPC e a Serasa, certamente compreendeu que os serviços prestados por essas empresas de controle de crédito são extremamente importantes para a proteção das empresas, não é mesmo? E isso é verdade especialmente em se tratando de de micro e pequenas empresas, comércios menores e prestadores de serviços, que podem até mesmo ir à falência se o nível de inadimplência de seus clientes for muito alto. Pronto para aprender a usar o SPC e a Serasa, incluindo essas ferramentas no dia a dia da sua empresa? Assim você poderá garantir mais segurança para suas vendas!

Você por acaso já fez uso da análise de crédito em sua loja? O que achou? Comente aqui e nos conte suas impressões!

 

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