Como consulta de CPF pode te ajudar a diminuir a inadimplência


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​A inadimplência é um problema que afeta qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. É muito comum que elas possuam clientes que deixam de pagar alguma conta dos produtos ou serviços adquiridos.

Assim como a conferência de cheques, em casos como esse, uma boa ideia pode ser a consulta do CPF.

Veja, a seguir, cinco motivos para fazer a consulta de CPF de seus clientes antes de fechar uma venda.

1. Identificação de pessoas inadimplentes

Consultando o CPF ou o CNPJ de futuros clientes, você pode saber se ele está ou não devendo em outros estabelecimentos.

Geralmente, quem tem dívidas em um local, pode também não honrar os compromissos em outras empresas. Dessa forma, você pode dispensar esse tipo de cliente.

2. Obtenção de um cadastro positivo

Identificando as pessoas ou empresas inadimplentes, você tem um cadastro amplamente positivo. Desse modo, você pode criar categorias de clientes, classificando-os de acordo com a forma de pagamento escolhida.

Isso ajuda no seu planejamento financeiro e na adoção de programas de relacionamento, conforme veremos nos itens a seguir.

3. Melhora no planejamento financeiro

Ao consultar o CPF de seus clientes, você tem a certeza que eles são bons pagadores e não têm o nome sujo na praça. Isso é importante para o planejamento financeiro de sua empresa.

Se sua carta de clientes for formada apenas por bons pagadores, você, provavelmente, só vai ter problemas com inadimplência no caso de alguma eventualidade.

Dessa forma, você desenvolve um planejamento financeiro melhor, podendo planejar a expansão do seu negócio, a contratação de mais colaboradores, o investimento em novos equipamentos, entre outras vantagens.

4. Aprimoramento do relacionamento com clientes

Hoje em dia, relacionamento é tudo! Em praticamente todas as áreas, existe a saturação de mercado e isso faz com que qualquer detalhe seja um fator decisivo no momento em que uma pessoa realiza uma compra ou fecha negócio com uma empresa.

Tendo uma lista com clientes que são bons pagadores, você pode planejar programas de relacionamento com consumidores assíduos. Uma ideia interessante é a criação de programas de descontos para pagamento à vista ou um bônus em compras futuras para quem manter as mensalidades sempre em dia, por exemplo.

5. Credibilidade para fornecedores

Tão importante quanto não ter clientes inadimplentes, é não ser inadimplente para seus fornecedores ou prestadores de serviço.

Ao ser associado a algum sistema de proteção ao crédito, você passa uma maior credibilidade para quem lhe fornece serviços e produtos. Isso porque a pessoa ou a empresa contratada sabe que você tem uma base sólida de clientes honestos.

Fazer a consulta de CPF ou de CNPJ é muito importante para qualquer empresa atuante no mercado. Tal prática é essencial para o bom funcionamento dos negócios, pois mais importante do que ter muitos clientes é ter bons clientes.

Um bom gestor escolhe com quem deseja fazer negócios. Afinal, de nada adianta ter uma grande cartela de clientes se eles não honram seus compromissos.

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