Como fazer uma análise de crédito segura antes de vender no seu comércio


Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Uma das formas de agregar valor a um negócio é por meio da prestação de serviços extras, certo? E para acertar na escolha desses serviços é preciso ficar de olho nos mais procurados. Um ótimo exemplo para esse caso é a recarga de celular, afinal, quem não tem um telefone móvel hoje em dia? Portanto, o primeiro passo é entender que a oferta de recarga para esses aparelhos é uma ótima aposta para quem deseja aumentar a renda do seu negócio.

Em um segundo momento, passa a ser preciso assegurar o recebimento pelas vendas, sejam elas de recargas ou dos demais produtos da loja. Nesse caso, é conveniente fazer análise de crédito dos clientes. Você já se preocupa com isso? Pois confira agora mesmo algumas dicas de como proceder para ter certeza de que seu consumidor é confiável, garantindo os lucros no fim do mês:

Como fazer uma análise de crédito segura

Tenha funcionários preparados

Antes de mais nada, é muito importante treinar seus colaboradores para a atividade. Sua equipe deve estar preparada para realizar o check-up dos clientes de maneira competente e, obviamente, sem ofendê-los.

Saiba identificar o cliente

Solicite e examine com cuidado os documentos do cliente em potencial para confirmar se eles são autênticos. O CPF, além da carteira de identidade, é muito importante, pois permite verificar a situação do nome do titular no comércio.

Peça comprovante de residência

O comprovante de residência é conveniente para confirmar dados adicionais, como endereço, número de telefone e, em alguns casos, nome dos pais ou cônjuges. Esses documentos podem ser vias de conta de água ou de luz, faturas de telefone ou boletos em geral. Prefira aqueles com até três meses de emissão.

Solicite comprovação de renda

Assegure-se de que o consumidor realmente poderá pagar a despesa com a qual se comprometeu. O modo mais simples de comprovar renda é conferir o contracheque da pessoa, que especifica o salário ou a remuneração recebida mensalmente.

Pesquise a credibilidade do cliente

Outro ponto importante na análise de crédito é a verificação do nome da pessoa no SPC ou Serasa. E existem ótimas ferramentas que ajudam nessa consulta, disponibilizando o serviço de pesquisa de maneira prática e rápida. Vale a pena conferir os planos!

Como traçar o perfil do cliente após a análise

A partir das informações obtidas, você poderá determinar o perfil do cliente e se ele se encaixa nas exigências da empresa. Uma pessoa cheia de dívidas, que não se preocupa em saná-las, certamente não é confiável, não é mesmo? Aí é comparar dados e consultar seu poder de julgamento para saber o que fazer em cada caso.

O segredo é oferecer, mas também pedir garantias. Saiba ser exigente e, ao mesmo tempo, maleável. Avalie a condição econômica do consumidor e tente entender se ele está inadimplente por displicência ou por falta de recursos. Uma análise de crédito eficaz depende, muitas vezes, de uma conversa informal para avaliar o caráter e as verdadeiras intenções da pessoa. Dependendo do caso, seja flexível, mas sempre se lembrando de que a análise de crédito pode ser um importante passo no êxito dos seus negócios.

Agora comente e deixe aqui suas dicas! Se você é dono de uma loja e presta serviços de recarga de celular, conte para nós como é feita a análise de crédito em sua empresa e como isso ajuda no sucesso de suas vendas! Participe!

 

Recarga de celular

Consulta serasa spc

 

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta