Consulta Serasa: o que significa estar com o nome sujo?


SPC Brasil e SCPC
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Consulta Serasa: o que significa estar com o nome sujo?

É comum ouvirmos alguém falar “não vou vender para fulano porque ele está com o nome sujo”. Isso quer dizer que essa pessoa não é boa pagadora e que já ficou devendo nos estabelecimentos onde adquiriu algum produto ou serviço. Os comerciantes conseguem descobrir essa informação fazendo uma simples consulta no Serasa.

No post de hoje, vamos explicar o que significa estar com o nome sujo e quais são as consequências disso. Também explicaremos como você pode descobrir se seu nome está sujo e evitar o constrangimento ao fazer uma compra.

Nome sujo: o que isso significa?

Se uma pessoa está com o nome sujo, quer dizer que ela deixou de pagar alguma conta e o credor registrou o CPF no Serasa, que disponibiliza para os comerciantes uma lista de maus pagadores.

Assim, quando essa pessoa for realizar uma nova compra, o responsável pelo estabelecimento comercial pode realizar uma consulta ao Serasa e, ao ver que o cliente está com o nome sujo, pode negar a venda.

Serasa: o que é?

Trata-se de uma empresa privada reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor e que possui um amplo banco de dados de empresas e cidadãos que possuem dívidas não quitadas ou vencidas, além de cheques sem fundo e registros de protestos de títulos.

Os estabelecimentos comerciais, bancos e empresas em geral podem contratar os serviços do Serasa para terem à sua disposição o cadastro de pessoas e organizações inadimplentes, evitando assim vendas a prazo para maus pagadores.

Em que situações uma pessoa fica com o nome sujo?

A situação que mais faz com que as pessoas fiquem com o nome sujo é o não pagamento de dívidas em lojas ou outros estabelecimentos comerciais. Isso pode acontecer até mesmo por esquecimento. É por isso que ficar de olho no vencimento de suas prestações é importante, pois basta que o logista acione o Serasa para que seu nome fique sujo na praça.

Passar cheque sem fundo também faz com que seu nome seja incluído no cadastro do Serasa. Basta que um cheque emitido por você volte duas vezes para que o banco automaticamente inclua seu nome na lista de maus pagadores.

Quando você deve para alguém e o credor registra a dívida no cartório em forma de protesto, seu nome também é incluído no Serasa automaticamente.

Ao não pagar impostos como IPTU, IPVA e Imposto de Renda, os órgãos públicos que os recebem também podem incluir seu nome no Serasa.

Como descobrir se estou com o nome sujo?

É possível descobrir se você está com o nome sujo gratuitamente indo pessoalmente a uma agência do Serasa ou, então, emitindo uma procuração ou carta registrada para a instituição.

Existem ainda estabelecimentos comercias, que contam com serviços como do iRecarga, e cobram um pequeno valor para realizar a consulta para você de forma fácil e rápida, sem que você precise esperar por dias para ter o resultado.

Agora que você já sabe o que significa estar com o nome sujo, basta se programar e fazer todos os seus pagamentos em dia para evitar passar por constrangimentos quando for comprar algo e o vendedor da loja fizer uma consulta Serasa.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

consulta spc, serasa

consulta serasa, nome sujo

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Post Tags:

Deixe uma resposta