Consultar nome no SPC: dicas para realizar a sua consulta!

0
Venda de recarga de celular

Consultar nome no SPC – Vai realizar uma compra ou fechar uma venda com um cliente?

Consultar nome no SPC  – Talvez pedir um empréstimo no banco para o seu negócio? Consultar nome no SPC é a medida importante para a segurança das relações de consumo no Brasil; e os órgãos de proteção ao crédito servem exatamente para tal finalidade.

Eles não são vilões delatores de inadimplentes; apenas verificam no passado do consumidor, seja pessoa física ou jurídica, se ele cumpriu com suas obrigações creditícias; assim, negociações futuras são orientadas.

Quer saber mais sobre a consulta desse tipo de informação? Nesse artigo você entenderá a diferença entre SPC e Serasa, como a pesquisa é preciosa aos empresários e a importância de não ser negativado. Confira!

Entenda as diferenças entre SPC e Serasa

Embora ambos permitam a você, empreendedor, se inteirar sobre clientes (pessoas físicas e jurídicas) que são maus pagadores, eles têm origens distintas e suas informações são obtidas de formas diferentes.

De qualquer modo, os dois são importantes para quem tem ou deseja ter o próprio negócio.

Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Trata-se de uma empresa cujo banco de dados é estabelecido e alimentado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Quando o consumidor faz uma compra a prazo, faz um financiamento ou recebe empréstimo e deixa de pagar o que deve, ele é inscrito no SPC. A informação é vendida aos lojistas e os ajuda a evitar calotes.

Serasa Experian

Essa empresa privada utiliza dados públicos e oficiais para formar sua própria base, onde você, empresário, pode acompanhar as dívidas não quitadas pelo cliente em potencial.

Títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais são informados pelo Serasa.

Como consultar nome no SPC e no Serasa

Você pode fazer a consulta do seu CPF ou CNPJ no SPC gratuitamente ao comparecer em uma das entidades associadas ao órgão de proteção ao crédito ou pagar para utilizar o sistema online.

Para conferir sua situação no Serasa, vá pessoalmente a um de seus postos de atendimento com o documento a ser checado e RG, carteira de trabalho ou CNH.

Também é possível a verificação via procuração original ou com cópia autenticada com a sua assinatura, cuja firma deve ser reconhecida em cartório.

No caso do Serasa, você ainda pode realizar a consulta online (básica e gratuita) ou por carta. Nessa última hipótese, especifique exatamente o que deseja saber e faça constar: sua assinatura com firma reconhecida em cartório e cópias autenticadas do seu RG e CPF. ​

Afinal, como consultar nome no SPC e no Serasa de consumidor? Essa modalidade é paga e você pode fazer isso diretamente nos sites dos órgãos de proteção ao crédito ou se valendo de um serviço especializado.

consulta spc brasil

Consulta SPC

Os transtornos com o nome negativado

Os órgãos de proteção ao crédito são uma via de mão dupla para o empreendedor: ele os utiliza para proteger suas vendas, mas também pode ser inscrito nesses bancos de dados, caso não quite suas dívidas.

Se você empreende, sabe o quanto é valioso aproveitar as oportunidades no momento certo para alavancar os resultados do seu negócio. Estar negativado restringe sua atuação no mercado: bancos e financiadoras, por exemplo, recorrem a esse método de consultar nome no SPC e Serasa antes de concederem os empréstimos e financiamentos.

Você ainda perde o acesso à abertura de conta, cartões de crédito e cheque especial; a pessoa física, inclusive, tem dificuldade de arrumar emprego. Além disso, é importante evitar a inadimplência para manter sua boa reputação perante a concorrência, a clientela e outros parceiros, como os fornecedores.

Entendeu o quanto é importante estar com suas obrigações em dia? Consultar nome no SPC ajuda o empreendedor a realizar suas vendas e se organizar financeiramente para prosperar em seu ramo.

Contar com uma empresa que utiliza a consulta como recurso dá a você a segurança necessária para ir mais longe. Entre em contato conosco, vamos conversar sobre o assunto!

consulta spc e serasa

Consulta spc

Compartilhar.

Deixe o seu comentário