Consultas SPC : quando o lojista deve usar essa ferramenta?

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Consultas SPC : quando o lojista deve usar essa ferramenta?

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Consultas  SPC – Quem é lojista, em algum momento, já deve ter ouvido falar ou feito algumas consultas ao SPC. Essa é uma ferramenta indispensável no cotidiano dos empresários comerciais, que serve como um apoio para verificação das pendências financeiras dos seus clientes.

Logo, tornou-se um recurso que possibilita a consulta para uma análise prévia de crédito e uma espécie de sistema unificado de empresas cadastradas. Um banco de dados que armazena informações sobre a inadimplência dos consumidores.

Neste post, vamos ajudar a conhecer mais sobre o assunto. Pois, se você está lendo este texto, provavelmente, deve estar curioso ou precisa ter um pouco mais de autoridade no tema. Então, acompanhe!

O que é e como funciona, Consultas SPC ?

SPC é a sigla utilizada para identificar o Serviço de Proteção de Crédito. É uma empresa que atua no ramo de análise dos crediários e sua marca está sob a responsabilidade do grupo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

consulta spc

Consulta spc

Graças a esse sistema de dados, as associações comerciais e lojistas conseguem fornecer, compartilhar e gerenciar informações financeiras. É assim, que se conectam em todo território brasileiro, transformando-se numa das maiores instituições com essa especialidade no país.

Se sua loja for filiada, quando realizar os cadastros dos seus clientes, automaticamente, dará início a um histórico desse consumidor. Isso vai permitir a consulta para uma avaliação relativa às restrições ou pendências de tal cliente com qualquer outro estabelecimento que também esteja associado ao grupo.

Caso ele possua alguma restrição, será impedido de abrir crediário, solicitar cheques ou realizar qualquer tipo de empréstimo. O usuário estará com o que chamamos de “nome negativado”.

Mas, para ter acesso a esses dados, os estabelecimentos precisam estar vinculados ao SPC.

Como as empresas devem realizar as consultas SPC?

Bem, primeiramente, como já vimos, é preciso associar sua loja. Portanto, torne-se um membro desse serviço.

Feita essa etapa, nós passamos para o contato direto com o consumidor. No ato do seu cadastramento e por meio da apresentação do CPF ou CNPJ, juntamente a algum outro documento, como RG, Carteira de Trabalho ou CNH, teremos condições de identificação necessária para acessar o que nos interessa.

O serviço fornece um relatório com possíveis restrições ou apenas o nada consta de quem foi submetido ao escaneamento. Caso seja constatada alguma negativação, também poderá ser identificado o valor e o registro da dívida, a empresa que concedeu o crédito e a data em que foi adquirido o saldo devedor.

Qual a hora certa de realizar uma avaliação de crédito?

É um fato que, atualmente, o Brasil vive um momento de instabilidade política e econômica. Com a crise, há o aumento do número de inadimplentes e, assim sendo, a maior necessidade de as empresas se resguardarem quanto ao fornecimento de crédito para as compras a prazo.

A multiplicação de devedores favorece essa postura e obriga uma prática mais rigorosa nas avaliações. Por essa razão, se ainda não  for membro da CNDL, considere a importância para o desenvolvimento seguro do seu negócio.

É claro que saber mais sempre possibilita melhores resultados. Com esse objetivo, demos algumas dicas que vão ajudar a descomplicar o dia a dia e preservar seu empreendimento. Pratique as consultas ao SPC consciente do seu objetivo e obedecendo a sua devida função.

E, então? Este conteúdo sobre consultas ao SPC foi útil para você? Se tiver gostado do artigo e queira comentar alguma coisa, aproveite a oportunidade! Registre sua opinião ou dúvidas nos comentários.

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