Gestão de inadimplência: quais estratégias utilizar?

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Gestão de inadimplência: quais estratégias utilizar?

Venda de recarga de celular

Gestão de inadimplência – Toda empresa está sujeita ao fantasma da inadimplência. Esse visitante nada desejado é um problema crescente, que pode ser entendido como a ausência do pagamento na data de vencimento estipulada. Especialmente em tempos de forte recessão financeira no país, é essencial fazer uma boa gestão de inadimplência, já que o número de devedores tem crescido drasticamente.

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Por que fazer gestão de inadimplência?

Não é difícil imaginar o quanto as dívidas de clientes são prejudiciais para a empresa, sendo capazes, inclusive, de fazer a corporação ficar negativada. É justificável a corrida das organizações para manter as taxas de inadimplência tão baixas quanto possíveis.

Quando ela se enraíza no seu negócio, além de prejudicar as finanças e dificultar o sucesso da empresa, pode ser um indicativo da evasão de clientes — semelhante ao churn, ocorrido quando um número expressivo de consumidores cancela o serviço da marca.

Sem a gestão de inadimplência, a organização perde capital. Mas, além disso, analisar as razões da falta de pagamento dos clientes permite organizar mudanças na corporação, aumentando as chances de sucesso no mercado.

Como fazer a gestão de inadimplência?

Controlar o pagamento dos clientes e evitar evasões pode ser mais fácil do que você imagina. Com alguns passos simples, é possível contornar esse problema que assola as empresas. Confira as melhores estratégias:

Ofereça opções de pagamento

Pagar por um produto à vista traz vantagens, como descontos especiais. Mas nem sempre é possível ter o dinheiro total para arcar com o pagamento. Por isso, é importante disponibilizar para os clientes opções distintas de pagamento. Oferecendo essas oportunidades, você dá mais abertura para que os consumidores consigam cumprir o compromisso e não fiquem inadimplentes.

Cobre o cliente

Para evitar que seu consumidor deixe de realizar o pagamento no dia acertado, é essencial criar um processo de cobranças. É claro que, nesse caso, o emprego da linguagem faz toda a diferença. Não é adequado usar um tom inquisitivo, mas enviar um e-mail ou um SMS com o intuito de relembrar o cliente é bem-vindo.

Às vezes, a resposta para a inadimplência é simples: o comprador simplesmente se esquece de pagar pelo produto ou serviço. Emitir um lembrete é uma atitude simples, mas que otimiza a sua gestão de inadimplência.

recarga

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Adote medidas preventivas

O terceiro passo para fugir dos altos índices de inadimplência é evitar a venda para aqueles que já têm um histórico de evasão no pagamento. Quando o caso for de parcelamento, é importante exigir documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de endereço. Não se esqueça de realizar a consulta dos dados e comprovar a veracidade antes de fechar negócio com o comprador.

Uma análise da reputação do cliente ajuda a evitar possíveis fraudes. Checar o crédito do consumidor minimiza as chances de negociar com quem tendencia a ficar inadimplente. A ação deve ser feita por uma empresa parceira competente, com experiência na checagem

Tenha clareza na transação

Antes de fechar com a empresa, é necessário que o cliente receba todas as informações acerca dos métodos de pagamento disponíveis. Evite apresentar cláusulas contratuais muito longas e opte por uma negociação transparente e objetiva.

Automatize a gestão

Fazer o controle dos inadimplentes, de maneira analógica, torna o trabalho muito mais custoso. Além do gasto financeiro expressivo para armazenar e consultar informações de cada consumidor, fazer a gestão dessa maneira não poupa tempo. A automatização pode ser a solução ideal para agilizar os processos e economizar na hora de gerir os inadimplentes.

Viu como fazer a gestão de inadimplência não precisa representar um grande desafio para a sua empresa? Agora, é só colocar as dicas em prática. Na hora de consultar o histórico de seus clientes, conte com a iRecarga para ser sua parceira! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

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