Layout da loja – Qual a importância da otimização do layout da loja ?


layout da loja
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Layout da loja – Qual a importância da otimização do layout da loja ?

layout da loja – Além de boa localização, produtos de qualidade e ótimo atendimento, há outro fator que pode ser determinante para o sucesso de uma loja: seu layout. Ele é fundamental tanto para atrair o cliente como para estimular a concretização da compra. Porém, muitas vezes, não recebe a devida atenção.

Um bom layout de loja deve considerar o segmento em que ela atua, o perfil do seu público-alvo e a filosofia de atendimento estabelecida. Neste post você vai encontrar algumas dicas muito importantes para a otimização do layout da sua loja. Isso, com certeza, vai refletir positivamente no seu faturamento. Confira!

Fachada

Além de representar o segmento de negócio, a fachada deve ser atrativa o suficiente para estimular o consumidor e fazer com que ele entre na loja, onde ocorre a maioria das decisões de compra. O ideal é que a porta de entrada seja grande, para permitir o acesso de cadeirantes e para que o interior da loja possa ser visto por quem passa em frente.

Vitrine

Muitas vezes é pelo que está exposto na vitrine que o consumidor decide se entra ou não em uma loja. A quantidade de produtos expostos deve ser planejada, porque o excesso pode confundir esse potencial cliente. Procure exibir apenas os produtos de maior destaque. A vitrine deve conter exatamente o que ele procura e incentivá-lo a entrar.

maquina de recarga de celular

Maquina de recarga

Layout interno

Todos os espaços disponíveis e os aspectos visuais da loja precisam ser planejados. O layout interno pode ter um estilo tradicional, mais moderno ou até mesmo mais descontraído. Isso faz parte da identidade da empresa e é definido de acordo com o tipo de cliente que você deseja atrair. É importante que você observe constantemente os consumidores para saber como eles reagem em relação ao layout da sua loja.

Disposição dos produtos

Facilite ao máximo a permanência do cliente dentro da loja, para evitar que ele vá embora antes de encontrar o que procura. A disposição das gôndolas e displays deve ser planejada. Os produtos devem estar sempre ordenados e organizados. Além da estética, a disposição dos produtos deve considerar também a facilidade de circulação pela loja. Isso pode fazer com que o cliente também veja e compre outros produtos.

Iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes em uma loja. Além de simplesmente iluminar o espaço, ela deve ser utilizada para destacar produtos ou grupos de produtos, dentro da loja e nas vitrines.

Som ambiente

O som ambiente ajuda a construir um ótimo clima e faz com que o cliente se sinta mais confortável dentro da loja. Porém, tenha cuidado: o som deve ser adequado ao perfil do seu público-alvo, para não provocar efeitos indesejados.

consulta spc brasil

Consulta SPC

Aroma

O aroma da loja também ajuda na concretização da venda. As pessoas têm memória olfativa e um bom aroma ajuda a provocar uma sensação de bem-estar no cliente.

Percebeu como a otimização do layout da loja é fundamental para o seu sucesso? Se você acha que essas dicas ajudaram você e quer saber mais sobre como atrair seus consumidores!

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Existem 1 Comentário On This Article.

Deixe uma resposta