Limpar o nome no Serasa – Como o consumidor pode limpar o nome no Serasa ?


limpar o nome no Serasa
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Limpar o nome no Serasa – Como o consumidor pode limpar o nome no Serasa ?

limpar o nome no Serasa – A lista negra do Serasa é um cadastro do qual ninguém quer fazer parte. Mas, por diversos motivos, pode acontecer de lá estar o seu CPF, então, nada de desanimar e conviver com os efeitos de tal inclusão. O melhor jeito de sair dessa situação é buscar uma maneira de deixá-la no passado.

A pergunta que surge, então, é: como o consumidor pode limpar o nome no Serasa? Elencamos, aqui neste post, as maneiras de sair do cadastro dos inadimplentes. Vamos conhecê-las!

como consultas o spc

consulta spc e serasa

Descobrir para quem se deve

Muitas vezes, as coisas saem do controle e as dívidas acabam sendo muitas. Saber exatamente para quem se deve — e o valor dos compromissos a pagar — é um bom começo para saldar antigos débitos e começar uma nova etapa na vida financeira.

Negociar os compromissos em atraso

Feito o levantamento das empresas junto às quais você tem compromissos atrasados — para ter essa informação, você pode fazer uma consulta cadastral ou creditícia — , a hora é de negociar. Valores de parcelas de carnês em atraso, quando em fase pré-judicial, geralmente podem ser negociados nos departamentos financeiros das próprias empresas.

Dívidas feitas no cartão de crédito são sanadas na agência bancária da qual você é correntista ou pelos telefones informados em sua fatura mensal — e nas cartas de cobrança, dependendo do tempo de atraso do pagamento.

A partir do momento que você pagar a primeira parcela de cada débito que resultou na inclusão do seu CPF no Serasa, seu nome deverá sair do cadastro de inadimplentes. Fique atento a isso!

Ir aos cartórios

Algumas situações exigem uma ida aos cartórios. Esse é o caso dos cheques que geram protesto por não serem compensados quando faltam fundos. Para retirar a anotação desses documentos do cartório no qual foi registrada, é necessário levar o cheque — ou a promissória, por exemplo —, e a carta de anuência dando ciência da quitação da dívida.

Pagar as taxas devidas

Cheques emitidos sem provisão de fundos, para saírem dos bancos de dados do Bacen (Banco Central do Brasil) e de outros órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, precisarão ser pagos. E, recolhida uma taxa referentes à sua exclusão no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).

Para cada cheque sem fundos, você deverá preparar uma carta, a ser juntada ao cheque recuperado. Isso vai protocolar o processo de resgate do documento e servirá para regularizar seu nome junto ao Banco Central.

Ter em mente as seguintes informações

Devedores que não quitam suas dívidas

Caso não haja a menor condição de quitar as dívidas e providenciar a retirada do nome dos cadastros de proteção ao crédito, como o Serasa, ele será mantido nesses bancos de dados por 5 anos.

Todas as vezes em que for realizada consulta ao CPF, aparecerão as anotações. A exclusão do nome e do respectivo CPF se dará exclusivamente por meio da quitação da dívida — total ou parcial, já que, no primeiro pagamento de uma parcela de negociação, o nome deve ser retirado das listas de devedores.

Instituições mantêm bancos de dados para proteção ao crédito

O Serasa é uma das instituições que mantêm banco de dados para proteção ao crédito. Há ainda a Associação Comercial de São Paulo (ASPC) e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Assumir dívidas e pagá-las com correção é o ideal. E, se a situação impediu de realizar tal conduta, as medidas citadas aqui no post podem te ajudar a retomar esse bem tão precioso: seu nome. Para consultar sua situação cadastral, vá a um dos pontos comerciais que disponibilizam consultas cadastrais pagas. Investir em limpas o seu nome é algo bastante valioso!

Esperamos que nossas informações te ajudem a limpar o nome no Serasa e que te auxiliem a recuperar seu crédito!

consulta spc e serasa

consulta spc e serasa

E você? Já passou por uma situação difícil e saiu dela? Ou já está se programando para sair? Conta pra gente nos comentários.

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Post Tags:

Deixe uma resposta