9 meios eletrônicos de pagamento para considerar para sua loja


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9 meios eletrônicos de pagamento para considerar para sua loja

meios eletrônicos de pagamento – Com o avanço e a popularização das tecnologias, os meios eletrônicos de pagamento ganharam força. Um exemplo disso é a grande adesão das pessoas aos cartões de crédito e débito: por variadas razões, tais como segurança e praticidade, os clientes cada vez menos carregam dinheiro em espécie.

Se o termo é estranho para você, saiba que os meios eletrônicos de pagamento nada mais são do que instrumentos alternativos ao dinheiro em espécie utilizados para liquidar uma operação financeira.

Disponibilizar essas formas de pagamento na sua loja pode, portanto, fazer a diferença na experiência de compra dos seus clientes e, consequentemente, aumentar a sua taxa de fidelização. Afinal, as opções são muitas e as vantagens também.

Conheça, no artigo de hoje, alguns dos meios eletrônicos de pagamento que você deve considerar para a sua loja!

1. Transferência

Uma transferência é uma ordem de pagamento com a intenção de creditar determinada quantia para o estabelecimento em que a compra é realizada. Em outros termos, transferir é o mesmo que realizar o pagamento transferindo uma determinada quantia de uma conta bancária para outra. É o sistema de pagamento mais usado no país, podendo ser realizado via Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Crédito (DOC) e Bloqueio de Cobrança.

2. Débito em conta

Nessa forma de pagamento o cliente autoriza ao banco ou a loja a fazer um débito em sua conta para pagamento do produto ou do serviço prestado. Essa modalidade, em geral, é utilizada para liquidar obrigações recorrentes ou periódicas.

3. Cartão de débito e crédito

Conforme já citamos, o uso de cartões se tornou muito popular no Brasil na última década. Eles são um dos mais importantes meios eletrônicos de pagamento em transações comerciais.

O cartão de débito realiza o pagamento por meio de débito em conta bancária no ato da compra, exigindo que a mesma contenha fundos no momento da transação. Já o cartão de crédito permite ao cliente comprar e fazer saques mesmo que não disponha do valor total na sua conta no momento. O portador do cartão possui um limite de crédito que pode utilizar para suas compras que deve ser pago posteriormente.

Ter uma máquina de cartão no seu estabelecimento traz, portanto, muitas vantagens. Conheça mais sobre elas neste texto. No artigo “Como adquirir uma máquina de cartão de crédito?”, também explicamos como você pode ter a sua! Confira!

4. Cartão private label

Esse é um cartão de crédito vinculado a um determinado estabelecimento comercial. Por isso, seu crédito só é válido para as lojas dessa rede. Esse tipo de cartão é comumente utilizado em lojas de departamento, supermercados e outras franquias.

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5. Cartão híbrido

Esse cartão agrega as funcionalidades do cartão de crédito e do private label. A vantagem para o cliente é que esse cartão geralmente oferece a ele vantagens no estabelecimento que o emitiu e é aceito em mais lojas, como um cartão de crédito comum.

6. E-money

Esse cartão tem um valor armazenado eletronicamente. É debitado à medida que o cliente utiliza para pagamentos de compras e serviços. É diferente dos demais cartões porque não requer autorização online ou débito na conta bancária do cliente no momento da transação.

7. Cartão pré-pago

Cartões pré-pagos são destinados à compra de produtos e serviços específicos, e têm uma carga de crédito definida previamente. É o caso de cartões telefônicos, de refeição, de alimentação, de combustível ou de transporte.

8. Banco e pagamento móvel

Com um aparelho celular é possível realizar operações bancárias ou realizar pagamentos. Por meio de aplicativos próprios de cada banco, o cliente pode fazer transações bancárias e com um app de pagamento móvel é possível pagar as compras como se estivesse sendo usado o cartão de crédito ou débito.

Esse tipo de pagamento pode ser feito à vista ou a prazo e sua principal vantagem com relação aos cartões tradicionais está na redução de custos para lojistas e prestadores de serviços. Por isso ele tem como público-alvo pequenos negócios e profissionais autônomos.

9. Fidelizando clientes na sua loja

Cada um desses meios eletrônicos de pagamento apresenta suas vantagens e desvantagens para quem vende e quem compra. Fato é que um estabelecimento que não disponibiliza opções eletrônicas de pagamento está sujeito a perder muitos clientes que hoje buscam por essas facilidades.

Quanto mais opções de pagamento são disponibilizadas no seu estabelecimento comercial, maior é a chance de alcançar um número maior de clientes. Isso porque muitas pessoas só utilizam cartão de crédito ou débito ou só trabalham com transferências bancárias, por exemplo.

Outro ponto que pode te fazer perder clientes é não aceitar cartões pré-pagos relacionados ao seu negócio. Um restaurante que não aceita vale-refeição ou uma padaria que não aceita vale-alimentação pode espantar muitos clientes que, muitas vezes, recebem esses cartões diretamente de seus empregadores e precisam utilizá-los.

Por outro lado, disponibilizar vários meios de pagamento na sua loja ajuda a fidelizar clientes, uma vez que quando a forma de pagar é facilitada, as chances do cliente comprar novamente é bastante alta. Observe também os meios que seus clientes utilizam mais e não permita que eles falhem, pois isso causa frustração em quem está comprando.

Segurança de pagamento

Um receio comum dos comerciantes é fechar negócio com maus pagadores através de meios eletrônicos de pagamento. Essa é uma preocupação importante, mas hoje em dia é fácil saber se há risco de ser prejudicado por um cliente.

É possível realizar consultas em órgãos como SPC e Serasa, que reúnem informações das dívidas existentes por CPF. Saiba quais são as diferenças entre as duas consultas e a importância delas para o seu negócio isso evita que a sua loja atravesse problemas de inadimplência.  

Estar atento aos hábitos de compra dos clientes é um aspecto fundamental para ter sucesso na sua loja. Considere aderir aos meios eletrônicos de pagamento preferidos e mais utilizados pelos clientes e aumente a fidelidade e o movimento do seu estabelecimento.

Existem outros atrativos que geram movimento na sua loja e que te ajudam a aumentar o faturamento. Pense em vender produtos e oferecer serviços com grande procura para otimizar as suas vendas e saiba como contabilizar tudo no valor de seus produtos e serviços. Afinal, entender como realizar esse cálculo é fundamental para o sucesso da sua loja.

Quer saber como fazer isso? O texto “Aprenda a precificar seus produtos” com certeza vai te ajudar! Não perca!

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