Nome no Serasa: entenda as reais consequências de ter o nome sujo


nome no Serasa
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Nome no Serasa: entenda as reais consequências de ter o nome sujo

nome no Serasa  – Uma das piores crises econômicas de todos os tempos fez com que muitos brasileiros tivessem que selecionar contas para pagar em dia e outras que pudessem esperar um pouco mais.

O problema é que esse “esperar um pouco mais” — por mais necessário que fosse — significava passar o vencimento e a inserção na lista de nome sujo no Serasa.

Você, com certeza, já ouviu falar, mas sabe exatamente o que acontece depois disso? Nesse artigo, vamos falar rapidamente os principais prejuízos de constar no cadastro de inadimplentes do Serasa.

Entrada no cadastro dos “nomes sujos”

Assim que o prazo de vencimento da conta é ultrapassado, automaticamente a instituição financeira pode solicitar a inserção do seu nome no Serasa.

A boa notícia é que o Código de Defesa do Consumidor prevê que seja dado um prazo de até dez dias depois do vencimento para que o devedor quite a pendência. Nesse intervalo, o consumidor deve ser notificado pela empresa solicitante ou pelo banco do qual é correntista.

Passados os dez dias, não há como voltar atrás. A única maneira de retirar o seu nome é pagando a dívida e esperando a exclusão do cadastro, que costuma levar de três a cinco dias úteis.

Restrição de crédito

O brasileiro adora comprar por crédito. Por isso, qualquer restrição ou problema que impeça o uso do cartão pode gerar transtornos.

Mas não adianta reclamar. Uma vez que seu nome conste na lista de inadimplentes, qualquer compra parcelada — não só empréstimos e financiamentos — se transforma em um tiro no escuro. Tiro que, na maioria das vezes, não acerta o alvo.

Isso acontece porque toda compra mediante cartão de crédito requer um sistema capaz de verificar se o CPF do comprador — você, no caso — tem alguma pendência. Se houver indicação sobre atraso no pagamento, a compra pode ser bloqueada no mesmo instante.

Cancelamento do cheque especial

A maioria das pessoas que já atrasaram alguma conta ou pagaram mesmo sem ter o dinheiro na mão já recorreram ao cheque especial — também chamado LIS.

Mas há duas razões para não usar o LIS nunca: os altos juros e o risco de cancelamento.

Se você abre mão recorrentemente do cheque especial e pensa que está sob controle, repense. Assim que o seu nome constar no Serasa, o seu banco pode te ligar para conversar sobre a impossibilidade de utilização dessa modalidade de crédito.

Problemas para arrumar emprego

Sem entrar no mérito de certo ou errado, é comum encontrar empresas que vasculham o CPF dos candidatos para verificar a existência de pendências financeiras e outras irregularidades.

E muitos costumar usar esse critério para diferenciar candidatos de níveis semelhantes e que tenham ido bem nas entrevistas. Portanto, esse é mais um problema de constar na lista do Serasa.

Como a consulta Serasa pode te ajudar?

Você mesmo pode conferir se deixou uma conta passar do vencimento por esquecimento ou outras razões e ver se o seu CPF está com alguma pendência no Serasa.

Para fazer isso, você tem alguns sites que podem lhe ajudar , o consulta serasa e spc tem o serviço de consulta Serasa e SPC juntos em uma unica plataforma. 

Contudo, pagando uma taxa, você pode conferir as informações aí mesmo onde você está, em frente ao computador, com ajuda da internet. Assim, você consegue saber se está tudo ok e, em caso negativo, pode regularizar a sua situação e efetuar o pagamento da dívida.

É isso, pessoal! Entre em contato, caso tenham ficado com alguma dúvida! Basta deixar o seu comentário aqui embaixo, ok?

 

como consulta spc e serasa

Consulta SPC

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Post Tags:

Existem 1 Comentário On This Article.

Deixe uma resposta