Quanto tempo um nome fica sujo no Serasa e no SPC ?

1

Quanto tempo um nome fica sujo no Serasa e no SPC

Venda de recarga de celular

Quanto tempo um nome fica sujo no Serasa e no SPC – Diante de uma economia instável e com o aumento do desemprego, muitos consumidores se deparam com um orçamento apertado, tendendo a deixar algumas dívidas vencerem e caírem nas estatísticas da inadimplência, que deve continuar a aumentar este ano.

Para se ter uma ideia, segundo informações divulgadas pela Serasa Experian, 2016 começou com 59 milhões de pessoas endividadas, o maior índice desde o começo da série iniciada em 2012. Quando comparado a 2015, os dados representaram um aumento de 9,1% de pessoas com contas atrasadas de, pelo menos, 60 dias em algum compromisso financeiro.

O fato é que as projeções não são nada animadoras para este ano, conforme anunciado pelo Banco Central, que ainda vê um ambiente econômico desfavorável e com altas taxas de juros. Entre faturas atrasadas, cheques devolvidos, rotativo do cartão, cheque especial e outras dívidas que passam a não ser quitadas, está o consumidor que fica com o nome negativado e impossibilitado de realizar compras no comércio.

Mas quanto tempo um nome fica sujo no Serasa e no SPC? No post de hoje, vamos esclarecer algumas dúvidas que consumidores têm ao serem incluídos no cadastro de inadimplentes. Acompanhe!

 

Atrasei uma conta. Quanto tempo para regularizar a dívida e não ficar com o nome sujo?

Após receber a carta de débito, o consumidor tem 10 dias contados para regularizar a situação. Mas este prazo não é o mesmo para todas as empresas. Em alguns casos, o CPF já é incluído no dia seguinte do vencimento ao Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e, eventualmente, o consumidor perde o crédito de realizar compras a prazo, uma vez que tem o nome sujo na praça.

Caso você já saiba que não poderá quitar uma determinada dívida e que ela terá que atrasar, procure o quanto antes renegociar o atraso no pagamento, de forma que seu nome não fique sujo e você possa continuar utilizando os serviços do comércio. quanto tempo um nome fica sujo

Como ocorre a negativação?

Assim que o cliente atrasa, ele já pode ser incluído em um dos cadastros das empresas que registram informações dos devedores.

O prazo dado pelo Serasa é de 10 dias após o devedor ser notificado com uma carta-comunicado enviada ao seu endereço. Neste prazo, ele poderá procurar a empresa que possui débitos, renegociar a dívida e regularizar a sua situação. quanto tempo um nome fica sujo

No documento que é enviado à residência do devedor, estarão especificados a empresa que possui o débito, o valor da dívida, a data de vencimento e o número do contrato.

No caso de dúvidas ou esclarecimentos, o devedor poderá procurar um posto do Serasa, portando RG e CPF para efetuar uma consulta gratuitamente.

Já o SPC Brasil, após receber a carta de aviso de débito, o consumidor também tem 10 dias contados deste recebimento para procurar a empresa e tentar renegociar a dívida.  

Quanto tempo um nome fica negativado no SPC e Serasa?

Levando em consideração a data de vencimento da dívida (e não a data do cadastro) e decorridos cinco anos, o devedor deverá ter seu nome retirado dos órgãos de restrição ao crédito.

No caso de o consumidor continuar com seu nome sujo após os cinco anos, poderá entrar com um processo judicial exigindo a retirada imediata do cadastro.

No caso de renegociar a dívida e ocorrer de atrasar novamente, a empresa tem o direito de encaminhar novamente o devedor para o cadastro de inadimplentes, apenas sendo retirado no caso de quitação (ou novamente renegociação) nos próximos cinco anos. quanto tempo um nome fica sujo

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar sua opinião conosco? Não deixe de contribuir!

Fornecedora de recarga de celular

fornecedor de recarga de celualr

Compartilhar.