Como renegociar dívidas e limpar o nome sujo?

1

Como renegociar dívidas e limpar o nome sujo?

Venda de recarga de celular

renegociar dívidas – Um dos reflexos da crise econômica que assola o país é o aumento do número de pessoas com o nome sujo, ou seja, com restrições ao crédito. Mas com um pouco de atenção e cuidado, é possível renegociar dívidas e limpar seu nome para recuperar seu crédito e poder voltar a comprar.

Veja neste post algumas dicas de como organizar sua vida financeira e tirar as restrições ao seu nome.

Organize seu orçamento e suas dívidas

Organização deve ser a palavra-chave para quem deseja renegociar dívidas. O primeiro passo é colocar no papel todas as despesas, sejam elas grandes ou pequenas. Com estes dados em uma folha de papel, é possível ver os erros que estão sendo cometidos, e como organizar melhor a vida e fazer o dinheiro render. Separe todas as dívidas, gastos fixos, excessos e descubra o que pode e deve ser cortado neste momento de crise. Organize as dívidas por custos e veja quais já podem ser pagas na sua totalidade.

consulta spc online

consulta spc

Fique de olho no crédito

Consulte com frequência a situação do seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)  ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) nos órgãos reguladores, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) se for uma dívida no comércio ou Serasa Experian, se for uma dívida com bancos ou instituições financeiras. São eles que recebem a relação de clientes que não honram seus pagamentos e incluem essas pessoas em listas que são acionadas por outras empresas.

Para saber a situação do seu nome, caso você não tenha recebido alguma correspondência desses órgãos, é possível checar via internet, no site das entidades ou em estabelecimentos comerciais que realizam consultas cadastrais, mediante pagamento de taxa.

Saiba como seu nome pode ficar sujo

Seu nome pode ficar negativado ou sujo, na linguagem popular, ao não cumprir com algum pagamento negociado com bancos, instituições financeiras ou comércio em geral. Algumas modalidades são mais encontradas nos registros dos órgãos de proteção ao crédito. Se o seu cheque, por exemplo, for devolvido duas vezes pelo banco ao ser apresentado pelo portador, o banco pode pedir que o Banco Central inclua seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF). Você pode consultá-lo gratuitamente em qualquer instituição financeira ou com o Banco Central.

Com o cheque devolvido e o recibo do credor que a dívida foi regularizada, você deve procurar seu banco para retirar seu nome do cadastro.  No caso de atrasos em pagamentos de carnês, cartões de crédito ou empréstimos, o nome do devedor pode ser incluído a partir do primeiro dia de atraso no pagamento, mas algumas lojas aguardam de 15 dias a um mês de atraso. Os nomes incluídos em cadastros como o SPC ou Serasa ficam listados até a dívida ser paga ou até cinco anos depois da inclusão.

Saiba renegociar dívidas

As dívidas maiores merecem atenção especial. Procure os credores e converse para chegar a um denominador comum, que seja bom para os dois lados. Muitas dívidas crescem muito pelo alto valor dos juros cobrados. Alguns credores, como bancos ou empresas de varejo costumam criar feirões de renegociação que podem dar grandes descontos para solucionar o problema no menor prazo possível. Apresente uma proposta de pagamento que mostre que você está disposto a pagar o que deve, mas precisa da compreensão do credor pela situação financeira.

Saiba o que fazer se o caso for à Justiça

Alguns credores levam o caso de não quitação da dívida à Justiça, gerando uma ação judicial contra o devedor que não pagou os acordos ou não demonstrou vontade de quitar, ou seja, não procurou o credor nem negociou. O devedor é notificado por um Oficial de Justiça ou pelo correio. Nesse caso, mesmo que a dívida seja regularizada, é preciso constituir um advogado, que elaborará um documento no qual o devedor afirma que pagou ou renegociou a dívida. O fim do processo não retira o nome do SPC ou Serasa.

Confira se o seu nome foi limpo

Após o pagamento total da dívida ou da primeira parcela do acordo feito, a empresa tem até cinco dias úteis para retirar seu nome da lista de maus pagadores. Se o credor não fizer isso dentro desse prazo, você deve contatá-lo. Se mesmo depois de fazer contato o nome não for retirado, cabe ao consumidor entrar com uma ação judicial exigindo a retirada, que ainda pode render uma ação por danos morais.

Outra forma de ser excluído do cadastro da lista negra é deixar a dívida prescrever após cinco anos. Depois deste prazo, a dívida não pode ser cobrada, mas você também está sujeito ao interesse da empresa ou instituição financeira em dar crédito novamente ao cliente.

Evite novas dívidas e faça uma reserva

Com as contas mais organizadas, evite criar novas dívidas, utilizando com cuidado fontes de crédito como o cheque especial e o cartão de crédito, que devem ser evitadas pelo alto valor de suas taxas de juros. Outras formas de pagamento podem render descontos melhores, como dinheiro ou débito. Tudo depende da negociação feita com o lojista ou fornecedor.

Uma boa opção é tentar criar reservas financeiras para estas eventualidades e emergências que podem surgir de uma hora para outra. Os economistas recomendam guardar cerca de 30% da renda para emergências, mas você pode começar com valores mais modestos, como 10%, e subir o valor conforme a melhoria da gestão de seu orçamento.

Conheça uma oportunidade de negócio

Já existem no mercado ferramentas que, além de outras coisas, oferecem consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, que pode ser feita diretamente em seu estabelecimento.

Esse tipo de serviço, com consulta ao CPF ou CNPJ  (para o caso de empresas),  pode aumentar o fluxo de clientes para seu estabelecimento e despertar neles a vontade em consumir mais produtos em sua loja.

Agora que você já sabe sobre como é possível renegociar dívidas e limpar seu nome, que tal aprender também sobre como aceitar pagamentos em cheque na sua loja sem mais dores de cabeça e perdas financeiras?

maquina de recarga de celular online

maquina de recarga de celular

 

Compartilhar.