Serasa Consumidor : depois de quanto tempo o nome fica sujo?


Serasa Consumidor
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Serasa Consumidor : depois de quanto tempo o nome fica sujo ?

Serasa Consumidor – Todo mundo sabe o que quer dizer ficar com o nome sujo na praça. E é exatamente por isso que ninguém deseja ver o seu nome no Serasa ou no SPC. O que muita gente não sabe é como funciona a inclusão do CPF nessas listas de negativados, quais são os prazos para ficar com o nome sujo e quais são os prazos para que o nome seja retirado desses órgãos de crédito.

O nosso post de hoje esclarecerá essas dúvidas e trará dicas de como limpar o nome no Serasa Consumidor, para ficar tranquilo com suas finanças.

Inclusão do nome no Serasa Consumidor

A primeira coisa que precisamos saber é que o responsável por enviar os dados do cliente inadimplente ao Serasa é o próprio credor. Ou seja, a partir do momento em que você não paga uma dívida, ele pode protestar contra você.

Toda dívida pode sujar seu nome, não importa o valor. O protesto pode acontecer um dia depois do vencimento, se assim for da vontade do credor. No entanto, é importante ficar atento às regras do Código de Defesa do Consumidor, que veda à inclusão do nome no Serasa por simples atraso de uma parcela e estabelece regras para alguns ramos, como na telefonia, que só pode protestar contra o cliente em débito a partir de 90 dias de atraso.

Tempo necessário para ser negativado

Depois que o Serasa recebe o protesto do credor, ele enviará uma carta para o cliente que foi protestado em que estabelece um prazo de 10 dias para regularizar a situação. Se isso não for feito, então seu nome estará efetivamente sujo.

Para consultar a sua situação junto ao Serasa, você precisa ir até um dos postos de atendimento da empresa com um documento pessoal. A consulta é gratuita. Manter o nome limpo é muito importante, porque por meio da consulta de CPF e CNPJ que as empresas decidem se irão lhe conceder crédito ou parcelamentos, definindo as taxas de juros ou as condições do negócio.

Limpeza do seu nome

Depois que seu nome entra no Serasa, é importante se planejar para quitar suas dívidas e regularizar sua situação. Basicamente, o que você precisa fazer é pagar à empresa que protestou contra você. Mas sabemos que isso não é tão simples assim.

O primeiro passo é analisar sua situação financeira e ver quanto você dispõe para começar a quitar suas dívidas. Não adianta se endividar para pagar outros débitos, porque, no fim, você terá uma quantia ainda maior para ser paga. Isso é como trocar 6 por meia dúzia.

Sabendo da sua situação, entre em contato com o seu credor. Explique o que aconteceu e do quanto você dispõe agora para pagar. Quem tem algo para receber certamente vai preferir negociar do que ficar sem receber nada. Busque um acordo, um parcelamento que caiba no seu orçamento. O credor ficará satisfeito por receber e você ficará satisfeito por limpar seu nome.

Depois de resolver suas pendências, o prazo para retirar seu nome da lista de negativados é de 5 dias úteis. O Código de Defesa do Consumidor prevê expressamente que nenhum dado poderá ser mantido em relação àqueles que limparam seus nomes. Ou seja, não é possível saber que seu nome foi um dia sujo depois que você regularizar sua situação.

E se a dívida caducar?

Existe também a possibilidade da dívida caducar. Em 5 anos, o Serasa é obrigado a retirar seu nome da lista do Serasa Consumidor. Isso não quer dizer que a dívida deixou de existir. Se você deve ao banco, por exemplo, após 5 anos, ele não poderá mais protestar contra você ou executar essa dívida judicialmente, porém ela ainda existirá e a instituição financeira certamente não oferecerá novos serviços para você. Portanto, essa é uma solução bem pouco proveitosa, porque, se você quiser retomar os negócios com aquela empresa, precisará quitar suas dívidas mesmo depois de 5 anos.

Agora que você conhece os prazos e os quesitos para seu nome entrar no Serasa e, principalmente, para sair de lá, você pode se planejar melhor e ter uma vida financeira mais saudável. Em caso de dúvidas sobre o assunto, é só comentar aqui no post!

consulta CPF

consulta CPF

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta