Veja como evitar fraudes com cartão de crédito em sua loja


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Veja como evitar fraudes com cartão de crédito em sua loja

Ser vítima de uma fraude com cartão de crédito é dor de cabeça na certa para o lojista, afinal, quando isso acontece, sua loja pode ter que arcar com o prejuízo de um produto perdido, além de precisar lidar constrangimentos com clientes e instituições financeiras. E é para evitar que sua loja não sofra com compras ilegais que resolvemos listar no post de hoje uma série de maneiras de identificar fraudes com cartão de crédito. Então confira e saiba desde já como se prevenir:

Verifique documentos de identidade

O uso de cartões de crédito por terceiros é algo relativamente comum: uma filha que usa o cartão da mãe para ir ao supermercado ou à lojinha do bairro ou mesmo colegas de trabalho que se revezam para comprar o lanche da tarde são exemplos de que essa prática não é nada rara. Mesmo assim, na hora do pagamento com um cartão de crédito, é justo pedir a verificação com o RG ou o CPF do comprador para evitar possíveis fraudes. Lembre-se de que não é ilegal perguntar para o cliente quem é o titular do cartão de crédito e se o uso foi autorizado pelo dono. Só com essa prática super simples você já pode evitar que cartões roubados sejam utilizados na sua loja!

Mantenha um cadastro de compradores

Ok, você seguiu a nossa recomendação do primeiro tópico, fez a verificação do RG ou do CPF do comprador e acabou descobrindo que quem estava utilizando o cartão de crédito não era seu titular. No caso, digamos que a filha da dona do cartão compareceu a seu estabelecimento dizendo que a mãe liberou a compra. Mesmo assim, um mês depois, essa mesma mãe, titular do cartão, não reconhece a compra e bloqueia o pagamento. Parece improvável? Pois saiba que, de tão comum, esse golpe recebeu até um nome, sendo conhecido como fraude amiga. Quando isso acontece, com o titular do cartão se esquecendo que fez determinada compra ou não lembrando que permitiu a utilização do seu crédito por um terceiro, ter o contato do comprador que foi até sua loja — como um simples número de telefone ou um endereço de e-mail — permitirá que você entre em contato direto com o cliente, a fim de desfazer o mal-entendido.

Identifique hábitos de compras anormais

Um único cliente deseja levar várias unidades de um mesmo produto caro, que poderia ser facilmente revendido? Vale ficar atento, porque a compra pode estar sendo feita por um fraudador que deseja transformar o produto da sua loja em dinheiro sujo. Da mesma forma, observe se um único comprador retorna à loja com maior frequência que o habitual — afinal, normalmente ninguém compra dois ou três celulares em um único mês, não é mesmo?

Consulte a Receita Federal

Sempre que possível, faça a verificação do CPF ou, se for o caso, do CNPJ do seu cliente junto à Receita Federal. Dessa forma, além de mostrar se os números fornecidos realmente são válidos, a Receita também disponibiliza informações como nome completo ou mesmo nome da mãe do comprador, que podem ser importantes na hora de realizar uma conferência.

Lembre-se de que fraudes com cartão de crédito podem trazer enormes prejuízos para seu negócio, com sua empresa podendo inclusive ter que pagar pela desonestidade de um terceiro e ainda ficar sem o produto vendido. Por isso, sempre que desconfiar de uma compra, não hesite em tentar entrar diretamente em contato com a administradora do cartão de crédito. É melhor se prevenir!

Agora nos conte: você já teve problemas com fraudes com cartão de crédito? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post!

 

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